DIAGNÓSTICO PERVERSO

D

Faz toda a diferença o pronto e correto diagnóstico no início de qualquer problema de saúde.

Em alguns casos, é o segredo do êxito do tratamento.

Todos os esforços para iniciar a terapêutica, tão logo apareçam os primeiros sintomas ou sinais, é a razão de tantos meses coloridos, depois que o outubro rosa e o novembro azul se espalharam pelo mundo todo.

Pesquisadores sempre em busca de marcadores, substâncias detectáveis, de cada doença. Muitos já receberam o Nobel de Medicina pelas descobertas que depois, desenvolvidas pela indústria transformam-se em prática clínica.

O mesmo não se pode dizer da conclusão que uma equipe de senhoras caminhantes matinais, sem maiores rigores semiológicos, em caso superficialmente analisado. Por ouvi dizer, selaram o veredicto e a sorte do coitado.

Uma das facultativas, retornou à atividade física depois de um longo período e quis logo se inteirar das novidades, da vida alheia e dos transeuntes.

Depois de ter atualizado as fichas cadastrais dos novos frequentadores, com ênfase nas informações sobre a genealogia e atividades profissionais, perguntou se era mesmo quem pensava aquele sessenta e setão de passadas largas.

Confessou que teve certa dificuldade no reconhecimento, daí o pedido de confirmação.

Portinari

A palavra passa à outra painelista com jeito de preceptora ou chefe de clínica que bastante segura dos dados apresentados, desenvolve seu raciocínio clínico:

“Viu como emagreceu?

Está um caco.

Anda caladão.

Os cabelos parecem capucho de algodão em ano de seca.

Nem a barba tira mais.

Já fechou até o consultório.

Só pode ser aquela doença.

Não dou três meses e ele nem consegue mais andar por aqui.”

É de se pedir um VAR-MED, uma sessão de revisão de caso clínico ou um vivas corpus ao Gilmar amigo.

Sobre o autor

Domicio Arruda
Domicio Arruda

Médico urologista há mais de 40 anos. Foi Presidente da Unimed Natal, Diretor Geral do Hospital Walfredo Gurgel e Secretário Estadual da Saúde. Atualmente dedica-se ao ofício de avô em tempo quase integral.

1 comentário

Raio-X Marketing Carratu Digital
Domicio Arruda Por Domicio Arruda