O digital está mudando a vida

O

Você já percebeu como o digital está mudando a vida das pessoas e a rotina de cidades?

Estes dias eu estava conversando com a minha esposa e ela disse que estava impressionada com o número de comércios e empresas que fecharam nos últimos meses e as placas de aluga-se e vende-se que tem no bairro onde moramos.

De fato é mais que impressionante, é assustador.

Ao conversar com amigos e empresários no dia a dia da Carratu Digital, eu me deparei com algumas explicações recorrentes como:

  • Falta de segurança pública
  • Impostos altos
  • Valor do aluguel acima da média nos principais pontos da cidade
  • Burocracia de alguns órgãos que se fazem necessário
  • Logistica complicada
  • Mão de Obra desqualificada e que causa problemas

O mais interessante é que as pessoas com quem conversei não identificaram que talvez um das maiores  problemas não eram somente estes que eles citaram e sim o avanço do digital em relação ao comércio tradicional.

Aposto que você vai dizer que não também! O digital não é algo assim tão importante em relação aos problemas do comércio.

Mas Platão há muitos anos já dizia: O que faz andar o barco não é a vela enfunada, mas o vento que não se vê…

Por isso o que está movendo o comércio para sair de todos estes pontos críticos é sem dúvida o Digital. Isso mesmo, ele é o vento da vela que não se vê. E ao mesmo tempo ele pode ser o vento, que se torna uma barreira para o comércio tradicional.

Quer um exemplo de como o digital está mudando a vida?

Como posso usar o Waze para o meu negócio?

Em absolutamente nada, afinal já montei o meu negócio em uma grande avenida para ser visto e o negócio do Waze é mostrar rotas de trânsito.

Comerciante sem maturidade digital

Pode me ajudar muito, afinal como não investi em um ponto comercial em uma grande avenida, optei em abrir uma loja onde eu esteja na rota de fuga do trânsito e ainda posso fazer propaganda no Waze para oferecer uma parada estratégica dos usuário no meu comércio.
Comerciante com maturidade digital

É por ai…

A transformação digital está acontecendo aos poucos e muitos comerciantes tradicionais que não usavam a internet, estão sofrendo para se adaptar ao novo momento onde o digital faz toda a diferença no sucesso ou não do seu negócio.

Em muitos segmentos, empresários que enxergavam barreiras no digital e souberam digerir rapidamente as mudanças, começaram a ver vantagens.

Foi assim com a rede hoteleira (Air BnB), taxistas (Uber, 99, Cabify), imobiliárias de linha corporativa (Beer or Coffee) e tantos outros que eu poderia citar aqui numa lista enorme.

O fato é que o digital está mudando a vida de muitas pessoas, mas há quem ainda diga que o problema é unicamente o governo.

A resposta que eu deixo para pessoas que pensam nesta linha é, como estas empresas de economia compartilhada conseguem crescer enfrentando os mesmos problemas que você no dia a dia?

Sobre o autor

Avatar
Ubirajara Carratu

Precursor do Marketing Digital no Nordeste, com vasta experiência, mentalidade estratégica e visão para liderar as empresas no processo de transformação digital.

Pesquise no Google: quem faz a diferença no Nordeste?

2 comentários